Devo Castrar Meu Animal?

24 / jan / 2013

A castração de cães e gatos fornece muitos benefícios à saúde deles. O animal será mais saudável devido aos níveis mais baixos de hormônios sexuais. Altos níveis destes hormônios, tais como aqueles encontrados em animais não castrados, podem estar relacionados a doenças, como o câncer de próstata em machos, problemas de pele e câncer de mama nas fêmeas.

A castração fará com que o animal tenha menor chance de desenvolver as  doenças acima se for castrado antes dos 7 meses de idade.

O cão, por exemplo, vai apresentar menor comportamento territorial, como demarcar áreas com urina. Um cão castrado também será menos agressivo, pois a agressividade está muita relacionada com o nível de hormônio masculino. O gato não castrado tende a demarcar muito o território com urina e acaba causando um problema desagradável de convívio pelo cheiro de urina que impregnará os móveis.

Quando uma fêmea está no cio, um cão não castrado pode sentir o cheiro de longe e isso faz com que saia de casa e encontre oportunidade para cruzar com estas fêmeas, correndo riscos como briga com outros cães, atropelamentos, etc. Um animal castrado pode se tornar mais sedentário e, às vezes, ganhar peso, mas isso não tende a ser uma regra.

Estas vantagens também se equivalem em relação às fêmeas, tendo em vista de que se a castração for realizada cedo, as chances de desenvolverem câncer de mama reduzem bastante. Podem ser evitadas doenças uterinas, como a piometra, alterações ovarianas e gravidez imaginária.

Um animal castrado não é capaz de reproduzir, ajudando a controlar o problema da superpopulação de animais abandonados.

Esta cirurgia é um procedimento o qual tende a ser simples, porém o animal deve passar por uma avaliação veterinária e realizar os exames pré-operatórios necessários.

Pin It on Pinterest