Home / CÃES / Casos Clínicos / Dermatite Perivulvar em Animal Paralisado

Animais paralisados ou simplesmente animais velhinhos com dificuldade de locomoção, incontinência urinaria ou que ficam muito tempo deitado requerem cuidados paliativos.

Animais velhinhos são como pessoas velhinhas! Já não controlam a urina, ficam muito tempo deitado e tem dores articulares. Tudo isso associado a uma diminuição das atividades físicas pode fazer com que necessite de cuidados intensivos e um olhar mais cuidadoso em pequenos sinais de dor, desconforto ou cheiro desagradável.

Na semana passada atendemos a Vitória, SRD de 4 anos de idade que apresenta dificuldade locomotora ( de andar) dos membros pélvicos (patas traseiras).

Essa dificuldade tem origem em uma fratura antiga na coluna que também causa a incontinência urinária. Essa associação de dificuldade de locomoção e incontinência urinária leva a uma “assadura” da região perivulvar que causa muita dor e desconforto. No caso da Vitória, um pequenos descuido de manejo associado a uma infecção de pele levou a dermatite perivulvar.

Vitória antes do tratamento

Além de tudo isso ela tinha uma infecção urinária e precisou ficar sondada (sonda na bexiga) por alguns dias para controlar a irritação da pele.

A dermatite perivulvar acontece pelo acúmulo de urina, associado a dobra da pele mantendo essa região constantemente úmida. Muitas vezes o animal urina deitado sem perceber mantendo um contato muito intenso da urina com a pele levando a irritação. O Tratamento requer limpeza com sabonete bactericida, creme hidratante, antibiótico e mudança de manejo.

Fisioterapia, acupuntura, uso de carrinhos e andadores, medicamentos para controle de dor e avaliação periódica do Médico Veterinário, devem fazer parte dos cuidados paliativos. Como o animal não fala, somente uma avaliação cuidadosa do proprietário pode evitar complicações e evoluções desfavoráveis.

Hoje ela já esta melhor da dermatite e com certeza vai para casa para continuar a receber os cuidados de sua zelosa proprietária.

Vitória pós tratamento

.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?