Cuidados com Filhotes de Cães Recém-Nascidos

09 / mar / 2011

Durante as primeiras 3 a 4 semanas da vida do recém-nascido, a mãe proporciona as necessidades de aquecimento, nutrição e estimulação. As responsabilidades do proprietário consistem na observação cuidadosa para detectar problemas antes deles se tornarem sérios.

Aquecimento: A temperatura da sala deve ser pelo menos em 21 graus centígrados. Os filhotes devem ser mantidos fora do chão frio, porque a baixa temperatura pode ser fatal para filhotes jovens, que perdem temperatura muito rapidamente.

Amamentação: Um filhote saudável bem alimentado tem um abdome arredondado e parece satisfeito. Notifique o veterinário se os filhotes parecerem inquietos ou chorarem freqüentemente.

Choro: Choro prolongado é sinal geralmente de algum problema e deve ser relatado ao veterinário imediatamente.

Olhos: Os olhos dos filhotes devem abrir com 10 a 14 dias de idade, sem sinais de secreção, com aparência da córnea levemente azulada.

Desmame: Quando os olhos dos filhotes já estiverem abertos, e ao redor da 3a a 4a semana de idade já podemos iniciar gradativamente o desmame dos filhotes de acordo com a orientação do seu médico veterinário. Ninhadas maiores podem ter que iniciar o desmame mais precocemente.

Vermes: Uma amostra de fezes deve ser levada para exame laboratorial quando os filhotes estiverem com 4 semanas de idade, ou proceder a vermifugação de acordo com a orientação do seu médico veterinário.

Vacinações: Uma série de imunizações deve começar com 6 a 8  semanas de idade. O veterinário recomendará um esquema apropriado de vacinações.

Pin It on Pinterest