Cuidados alimentares com seu pet nas festas de final de ano

21 / dez / 2021

Comemorar com nossos “peludos” é sempre muito bom, mas lembrem-se que é preciso atenção especial com a alimentação deles!

É de extrema importância que não seja oferecida nenhum tipo de comida natalina aos bichos, isso porque os alimentos costumam ser muito condimentados e inadequados para o organismo de cães e gatos.

É importante alertar para o perigo contido nos ossos de aves e carnes ou caroços de frutas, que podem causar obstrução do esôfago e intestinos dos animais. Já os alimentos mais condimentados ou diferentes da dieta usual dos cães e gatos podem causar diarreia, vômito e desconforto abdominal.

Um boa forma de driblar o problema é manter os bichos longe da mesa de jantar, deixando um pratinho de ração deles separado e oferecer alguns petiscos ou pedaços de frutas como maçã e banana, lembrando sempre de cuidar com os excessos! Lembrem-se que bebidas alcoólicas jamais devem ser oferecidas aos animais, pois podem ser tóxicas, causar vômitos e alterações de comportamento.

Apesar das orientações parecerem óbvias, é comum que os casos de emergências envolvendo excessos alimentares e intoxicações por chocolate ou macadâmia (ambos tóxicos para cães) aumentem muito nessa época do ano.

O Pet Care é um hospital veterinário 24h e está apto a atender desde medicina veterinária preventiva até emergências.  Agende uma consulta com um dos nossos profissionais.

 

Pin It on Pinterest