Crioterapia no Pet Care

10 / out / 2011

Criocirurgia ou crioterapia é uma técnica que visa a destruição de tecidos com o uso do frio com objetivos terapêuticos, principalmente no tratamento de certos tumores de pele.

Criocirurgia pode ser o tratamento primário, ou pode ser usado em conjunto com a cirurgia convencional. Quando as técnicas de tratamento convencionais, tais como amputação ou radiação não são apropriadas, ou quando a cirurgia convencional não é uma opção, a criocirurgia oferece uma opção de tratamento viável para uma variedade de cânceres , incluindo tumores oral, retal e nasal e alguns tumores cutâneos.

Dentre as muitas vantagens destaca-se o fato de muitas vezes este procedimento ser possível apenas com anestesia local, o que possibilita o procedimento em animais com outras complicações sistêmicas tais como insuficiência renal ou cardiopatias. A ausência de pontos de sutura no pós operatório contribui para um pós-operatório mais simples, não havendo necessidade de curativos e, muitas vezes, da utilização de colar protetor.

Vale lembrar que o Hospital Veterinário Pet Care dispõe de aparelhagem especial para utilização e armazenamento de nitrogênio líquido para este procedimento, método este o mais indicado para realização deste procedimento.

Essa lesão na paciente “branquinha” Chumilumi é um exemplo de carcinoma espinocelular (câncer de pele) muito comum em gatos brancos devido á exposição aos raios solares. Esses animais devem usar protetor solar (específico para animais), principlmente nas pontas de orelhas e evitar que fiquem muito tempo tomando sol.

As áreas sem pelo de animais brancos (pele rosada) são mais afetadas e é muito comum nas pontas de orelhas, pálpebras e focinho (nariz). Nos gatos brancos as áreas próximas a base da orelha que podem ter pouco pelo é uma outra região que também pode apresentar esse tipo de câncer de pele.

Nesse caso, essa foi a primeira sessão de crioterapia e a expectativa é que possa necessitar de mais outras, dependendo de como evolui a cicatrização

Vídeo Crioterapia

Pin It on Pinterest