Como Tratar as Verminoses?

07 / maio / 2012

Se a maioria dos vermífugos encontrados no mercado são de amplo espectro (“mata vários tipos de vermes”), por que precisamos fazer o exame de fezes?

O exame de fezes (parasitológico, funcional, citologia, SNAPP, cultura entre outros) vai ajudar no tratamento das verminoses, escolhendo a medicação mais indicada e também para diagnósticos de outras formas de diarreias crônicas.

Existem vários tipos da parasitas que podem habitar o intestinos do cães e gatos, alguns não causam sintomas nenhum, outros podem ser observados a olho nu nas fezes e outros causam cólicas, diarreia, muco, sangramento e quando em filhotes podem levar até a morte. Muitos desses parasitas infectam somente os animais, mas outros podem contaminar as pessoas (zoonoses).

Muitas vezes quando não fazemos exame de fezes, optamos por fazer o tratamento usando medicação de amplo espectro e na maioria dos casos vai ter algum resultado. Noutras vezes esse tratamento pode não ser eficaz e ai temos que repetir o tratamento com outros medicamentos até “acertar”.

Por isso é importante fazer o exame de fezes, mesmo sabendo que pode dar um “falso” negativo. Somente no exames de fezes é que vamos identificar alguns ovos de parasitas e outras formas infectantes como os da Giárdia, Clostridium e Cistoisopora. Nesse caso os medicamentos de amplo espectro não tem indicação pois não vão matar esses parasitas.

Associados ao tratamento via oral para os cães e gatos, o manejo adequado das fezes, descartando-as no lixo, a limpeza do ambiente com produtos germicidas, o banho dos animais com xampus especiais (principalmente naqueles animais de pelo longo que se sujam, com as fezes), devem fazer parte do tratamento e manejo das verminoses dos cães e gatos.

Na casa ou apartamento onde existe mais de um animal, mesmo quando sem sintomas, todos devem ser tratados, caso um animal da casa tenha diagnóstico de verminose.

Vermifugação periódica e exames de fezes quando o animal tem episódios de diarreia, devem fazer parte dos cuidados dos cães e gatos.

Ajude a medicar um animal carente com vermífugos da Bayer. Curta a nossa página que você estará fazendo a sua parte. ( http://petcare.com.br/blog/vermifugacao-para-caes-e-gatos-carentes-abrigados-em-ongs/)

 

Pin It on Pinterest