Como Levar um Gato ao Veterinário?

14 / jan / 2013

Sabemos que o gato é um animal especial e exigente. O felino é metódico e se estressa com muita facilidade. Sair de casa pode ser muito estressante para o gato e, por isso, alguns cuidados podem diminuir esse estresse.

Qualquer mudança na rotina, como a chegada de um novo animal, reforma, pessoas diferentes ou até uma ração diferente, pode estressar um felino. Como lidar então com um gato que é tirado do seu território, levado a um ambiente estranho, com cheiros diferentes, cães latindo e pessoas o manipulando, colhendo sangue, urina ou colocando um cateter?

Temos que passar segurança para o gato para que ele se sinta o menos ameaçado possível e diminuir o seu nível de estresse.

Desde a saída de casa, o proprietário deve estar calmo para acalmar o animal. Deixe-o algumas horas sem comida antes de ir ao veterinário para que ele não vomite no carro. A
caixa de transporte deve permitir que ele se mova. O ideal é que o topo da caixa possa ser retirado e também ter uma abertura frontal.

Acostume o gato a entrar na caixa e ofereça recompensas, ela deve ficar aberta em casa, com uma toalha confortável, brinquedos, comida e água. O gato pode demorar semanas para se acostumar com a caixa e entrar espontaneament. Se ainda não estiver acostumado, leve a caixa para um quarto e feche a porta. Tente colocá-lo por cima da
caixa de forma gentil. Não esqueça de prender a caixa de transporte ao cinto de segurança.

Uma boa opção é o Feliway, um produto sintético com a mesma ação do feromônio facial felino. O animal fica mais tranquilo. Use 30 minutos antes de colocar o animal na caixa e no carro. É encontrado em casas de produtos veterinários.

Ao chegar ao Hospital, verifique se a caixa está bem fechada e procure um lugar tranquilo e longe dos cães, até que ele esteja dentro do consultório. O Hospital Veterinário Pet Care conta com atendimento especializado em Medicina de Felinos e com cuidados especiais para fazer o seu gato, literalmente, se sentir em casa.

Pin It on Pinterest