Como Escovar os Dentes do Seu Cão Regularmente…Pode Ser Fácil!!

26 / jun / 2012

Mau hálito, gengivite, retração gengival e perda dos dentes são as principais consequências do desenvolvimento da placa bacteriana e do acúmulo de tártaro (cálculo dentário) decorrentes do processo natural de mastigação sem o recurso da escovação regular dos dentes.

Somado a isso, podemos ainda relatar processos de endocardite (bactérias nas válvulas do coração), pielonefrite (bactérias vivendo nos rins) ambas provenientes da placa bacteriana e de abscessos dentários nos cães com casos graves de doença periodontal, principalmente em cães idosos.

Alimentação seca, de preferência ração, brinquedos abrasivos que estimulam a mastigação e a escovação no mínimo em dias alternados, estão entre as principais ações para prevenir o acúmulo de tártaro (cálculo dentário) e o desenvolvimento da doença periodontal com as complicações acima citadas.

É lógico que associado a isso existe a predisposição racial e individual. Existem aquelas raças que naturalmente acumulam mais tártaro, principalmente as raças pequenas como Yorkshire, Maltes, Poodle, Schnauzer, Lulu da Pomerânea, Cocker Spaniel entre outros.

Sabemos que nem todo cão permite a escovação e isso deve ser um hábito introduzido desde filhote para que ele seja condicionado a escovação através de treinamento e prêmio (petisco próprios que também ajudam na limpeza dos dentes). Cães mais velhos e/ou mais bravos podem inviabilizar a escovação e isso deve ser compensado com dieta adequada e visitas mais regulares ao veterinário para fazer o tratamento periodontal.

Não é segredo para ninguém que naqueles cães que fazem a escovação periódica, a necessidade de tratamento periodontal diminui, diminuindo assim os gastos com médicos, o risco anestésico e com certeza proporcionando uma boca muito mais saudável e limpa.

Veja abaixo as opções de limpeza de dentes e/ou escovação quando o paciente permite e até colabora…. E olhe que ela não foi treinada, pois foi adotada da rua há pouco mais de2 meses….

Pin It on Pinterest