Como é a Primeira Consulta de Filhote no Pet Care?

15 / abr / 2013

A primeira consulta de um filhote de cão ou gato é um momento muito especial para nós, pois, além de adorarmos animais, imagina os filhotinhos!

Os filhotes que vem saudáveis e brincalhões no nosso hospital passam por uma triagem intensa, pois, além de examiná-los por completo, precisamos saber detalhes de como são os novos donos e como será o ambiente em que irão viver, para podermos orientar cuidados com a saúde e educação.

Quanto a saúde, sempre tomamos o cuidado de, preferencialmente, não vacinar na primeira consulta, isto porque preferimos vacinar o filhote quando ele já estiver, pelo menos, há uma semana na nova casa, tiver feito o exame de fezes e se for positivo para algum verme ou outro parasita, como giardia ou isópora, tratá-lo primeiramente, corrigir a alimentação, se necessário, cuidar de eliminar pulgas e carrapatos ou até mesmo sarna se o animal  estiver contaminado, tratar problemas de ouvido como otite por sarna otodecica, verificar se não tem problemas de pele como feridas ou micoses, etc.

Assim que considerarmos o filhote como super saudável iremos começar o  processo de vacinação.

Como educar um filhote, quais são os cuidados com sua higiene (banhos, escovação dentária, limpeza dos ouvidos), como prevenir vermes, pulgas, carrapatos ou mesmo quando será a data certa de castrá-lo? Quando poderá sair para o primeiro passeio?

São informações importantes e todas fazem parte da nossa primeira consulta.

Como neste primeiro atendimento já incluímos o exame de fezes, seria prudente já trazer uma amostra porque o resultado sai no mesmo dia. A nossa primeira consulta também já inclui a primeira dose de vacina, mas muitas vezes se detectarmos algum pequeno problema de saúde, preferimos antes tratá-lo e depois o animal volta para a vacinação sem ônus algum.

O Hospital Veterinário Pet Care sempre pensa primeiro no bem estar do animal de estimação!

Pin It on Pinterest