Como devo escovar os dentes do meu cão ou gato?

11 / mar / 2014

Cães e gatos têm problemas dentários como os humanos, onde começa se acumulando uma pequena quantidade de comida que, junto com a ação de bactérias, acaba se tornando uma placa bacteriana (chamamos de tártaro) e, com o tempo, irá causar gengivite, retração gengival, sangramento e poderá haver migração de bactérias para dentro da corrente sanguínea. Essas bactérias vão afetar principalmente o coração, o rim e o fígado.

Sabemos que todo animal com mau hálito tem infecção bacteriana na cavidade oral. A escovação diária do dente é a única maneira de prevenir o problema.

Esta recomendação feita pelos veterinários já vem tomando mais importância há uns 10 anos, mas na verdade acreditamos que é um procedimento que deve ser introduzido já nos primeiros meses de vida do ser animal (o ideal seria a partir dos 3 meses).

A escovação dos dentes deve ser um procedimento diário e não somente uma vez por semana quando o animal vai para banho no Pet Shop.

ENSINANDO O FILHOTE

Recomendamos que, na primeira semana, você limpe os dentes do seu animal enrolando um pedaço de gaze no dedo e massageando dentes e gengiva uma vez ao dia e, logo após este procedimento, agrade-o com um petisco.

Já na segunda semana, faremos o mesmo procedimento, mas utilizando uma pasta apropriada. No Brasil recomendamos a C.E.T da Virbac. Ela tem alta eficácia e gosto atrativo.

Nunca utilize pasta de dente humana que poderá causar problemas gástricos no seu animal.

Na terceira semana, já comece escovando os dentes por dentro e por fora. É muito difícil um animal não aceitar a escovação diária se isto for um cuidado que se faça em casa desde a sua chegada.

Assim, seu animal terá uma vida mais longa e feliz!

Pin It on Pinterest