Como ajudar meu cão ou gato a perder peso?

31 / jul / 2014

Muitos animais ficam obesos porque não se exercitam como deveriam ou porque estão comendo de maneira inadequada e ingerindo mais calorias do que gastam por dia. Somente uma avaliação veterinária poderá estabelecer o que deve ser mudado na rotina do pet para que ele consiga perder peso e deixar sua saúde “em dia”.

Essa avaliação inclui mudanças como:

– O quanto o animal precisa perder de peso;

– Qual é o programa de exercícios adequado;

– Qual é a dieta mais indicada;

– Qual é a quantidade de alimento;

– Quantas refeições devem ser oferecidas ao dia.

Por outro lado, algumas alternativas podem começar a ser adotadas pelo dono do cão ou gato para que o aumento de peso não se torne um problema maior.

– Não ofereça petiscos para seu cão ou gato enquanto você estiver comendo.

– Não ofereça apenas 1 refeição por dia ao seu pet, muito menos exagere na quantidade de comida nessa única refeição diária do seu bichinho de estimação.

– Pesquise por alimentos indicados para seu cão ou gato com baixas calorias.

– Faça caminhadas leves ele com média de 30 minutos por dia.

– Compre brinquedos que estimulem a atividade física do seu pet para que ele possa brincar em casa e, assim, gastar calorias.

– Mantenha sempre água limpa e fresca disponível.

Muitos animais têm problemas cardíacos, outros endócrinos e dependendo de cada um podemos estabelecer o plano e as metas de perda de peso. É importante lembrar que a obesidade contribui para problemas articulares, problemas de coluna, dificuldade respiratória, problemas cardíacos, diabetes, colesterol, trigliceris alto e hipertensão.

Pin It on Pinterest