Coceira em Cães e Gatos: O “Quanto” é Normal?

25 / nov / 2011

Todo cão e gato se coça um pouco. É normal que durante o dia ele coce o ouvido, lamba a barriga e as vezes o meio dos dedos. Quando o animal começa a se coçar muito, voce vai perceber que ele para de comer, de brincar ou mesmo de dormir para se coçar e muitas vezes a coceira se torna compulsiva. Nesse caso ele pode se mutilar, mordendo ou mesmo labendo muito uma região ou mesmo o corpo todo.

A coceira ou prurido é uma sensação desagradável que leva o animal ao ato de coçar, muitas vezes manifestado de forma indireta como lamber, morder, arranhar ou se arrastar. É a principal causa que leva o proprietário a trazer seu animal para uma consulta dermatológica, apesar de muitas vezes não perceber que alguma lesão de pele causada por lambedura, por exemplo, é na verdade prurido!

A coceira está diretamente relacionado a muitas doenças de pele (dermatológicas) e é sempre muito importante diferenciar se ele é causa ou conseqüência das lesões, como primeiro passo para listar os possíveis diagnósticos. De forma aguda ou isolada, serve como proteção, para os animais localizarem substâncias irritantes ou insetos, por exemplo, e eliminá-los. Porém de forma crônica compromete significativamente a qualidade de vida dos animais, sendo muitas vezes associada ou muito semelhante à sensação de dor.

Dentre as causas mais comuns de coceira (prurido) estão as pulgas e/ou carrapatos, as sarnas, alergias, infecções bacterianas e por leveduras (fungos), doenças auto-imunes, irritações (como por xampus ou medicações) e até causas comportamentais.

É importante investigar também se o prurido pode estar relacionado a uma causa não dermatológica. Muitas vezes atendemos cães com lesões de pele causadas por mordedura em região do quadril, na verdade causadas por dor devido a uma displasia coxofemural.

Muitas vezes também, um especialista de outra área pode atender um caso dermatológico devido a prurido. Um caso comum é um oftalmologista atender um cão com olhos vermelhos, na verdade causado por coceira em um animal com alergia cutânea, com manifestação somente nessa região do corpo.

Após uma investigação minuciosa e exames complementares, o tratamento deve ser direcionada para a causa do prurido. Porém muitas vezes medicações anti-pruriginosas, como os corticóides, são receitadas para o alívio imediato, enquanto a causa é tratada ou investigada.

Assim, se seu animal está se coçando, provocando lesões, interrompendo a refeição, as brincadeiras, acordando a noite para se coçar, procure já o seu médico veterinário!

O Hospital Veterinário Pet Care oferece o serviço de Dermatologia com agendamento, assim como outros serviços de especialidades. Caso tenha interesse pode agendar um atendimento pelo telefone (11) 3743 2142.

 

 

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Campanha de Natal Pet Care

O Pet Care vai doar 1 refeição para animais carentes para cada Curtir em nossa Página no Facebook.

Acesse a página em http://petcare.com.br/blog/pet-care-faz-campanha-de-natal-para-animais-carentes/ e nos ajude.

Apenar 1 clique no botão compartilhar pode significar dezenas de refeições que iremos doar.

Pin It on Pinterest