Home / CÃES / Casos Clínicos / Cachorro e Gato Vomitando

Podemos dizer que o sintoma mais comum em qualquer doença veterinária é o vômito, então talvez o mais importante seja saber reconhecer quando este sintoma significa: meu bicho está mal!

Se o seu animal vomita uma vez ao mês, talvez isto não seja nada ou uma verminose? Se o seu animal vomita pelo menos três vezes ao mês, está com algum problema que precisa ser diagnosticado antes de piorar.

Observe se seu animal faz a mimica de vômito (contrações abdominais), caso não o faça , pode ser regurgitação e o problema mais comum seria megaesôfago (dilatação do esôfago) o que poderá ocasionar pneumonia aspirativa.

Se o seu animal vomitar sangue, o problema é seríssimo, leve-o rapidamente ao veterinário.

Vômito amarelo, branco espumoso é a cor normal do vômito, mas se tiver cor de pó de café o problema é sério também.

Se o animal come e vomita  logo  em seguida, pode ter uma úlcera gástrica, pode ter uma inflamação seria no estômago ou no início do intestino, pode ter giardia ou outro parasita, pode ter alergia alimentar ou mesmo um corpo estranho (comum em filhotes) por ter comido um osso, pedaço de borracha, pano etc.

Muitas intoxicações produzem vômitos intensos como venenos, restos de comida, lixo, etc. Nestes casos é preciso levar o animal ao veterinário com urgência!

Muitas doenças crônicas como problemas de rim, fígado, endócrinos, câncer, infeções uterinas e de próstata, infecções generalizadas, doença do carrapato, uso de alguns medicamentos também irão produzir êmese (vômito).

Esta é a razão deste artigo, mostrar que um simples vômito pode  não ser nada, mas pode ser algo muito sério e nada melhor que uma boa consulta com um veterinário para resolver o assunto.

A equipe do Pet Care Hospital Veterinário 24 horas está sempre preparada para resolver, diagnosticar e tratar estes casos.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?