Antibióticos para cães e gatos

01 / jul / 2019

Para tratamento de infecções bacterianas em cachorros e gatos tem que ser administrado antibióticos e todo o cuidado no tratamento é necessário pois hoje em dia temos muitas cepas de bactérias resistentes a antibióticos principalmente pela falta de cuidado do tutor em fazer um tratamento sério e conforme indicado pelo médico veterinário. Toda infecção bacteriana precisa de no mínimo 1 semana a 30 dias de medicação, algumas vezes infecções ósseas até meses de antibiótico,

O antibiótico em cães e gatos pode ser administrado por via oral, as vezes é aplicado topicamente como em feridas na pele e infecções nos olhos e nos ouvidos. Algumas vezes os antibióticos são injetáveis.

Alguns antibióticos orais provocam irritação gástrica e o bichinho começa a vomitar. Nestes casos associamos protetores gástricos ou teremos que tratar com medicação injetável.

Alguns cães e gatos não aceitam medicarmos por boca, ou não aceitam comprimidos, mas conseguimos dar soluções orais (xaropes com gostinho de carne ou frango).

Existe no mercado veterinário um antibiótico injetável (Convenia) que age por 15 dias, é caro, mas para animais bravos ou que vomitam com outras medicações muitas vezes é uma boa opção.

A dica importante é que qualquer tratamento em que usaremos antibióticos é importante seguir direitinho a indicação do médico veterinário pois uma infecção bacteriana mal curada pode virar um problema crônico ou fatal.

Pin It on Pinterest