Animal com Parvovirose: Internação Obrigatória

19 / jul / 2012

Apesar de termos menos casos de Parvovirose e Coronavirose devido as vacinações dos filhotes, infelizmente ainda encontramos casos dessas doenças em filhotes de todas as origens: comprados em canis ou o lojas, adotados da rua ou de ONGs, e mesmo aqueles criados em casa.

Um dos motivos da prevalência da doença é ausência total de vacinação das mães gestantes ou dos filhotes ou mesmo falhas dos esquemas vacinais ( 3 a 4 doses para filhotes com intervalo de 21 a 30 dias entre elas).

Outros animais ainda são vacinados com vacinas “não éticas” de origem duvidosa, mal conservada (fora de refrigeração), aplicado no animal doente ou mesmo aplicada por pessoas sem habilitação para isso, ou seja aplicado por quem não é Médico Veterinário.

Nessa semana atendemos um filhote de Shih Tzu com 2 meses de idade, vacinado com vacina “não ética” e comprado em um vendedor de rua ( aqueles carros que ficam com filhotes expostos nos porta malas para venda). Infelizmente o destino dela não poderia ser muito diferente, pois além da falha vacinal, esses animais expostos dessa forma para venda, sofrem toda forma de estresse além de ser manuseada por várias pessoas antes da compra.

Ele esta internado e o seu estado é muito grave.

O animal com parvovirose apresenta vômitos e diarreias intensas com grande perda de líquido e proteínas, levando a desidratação aguda e desequilíbrio de eletrólitos. O tratamento é de suporte na tentativa de repor todo liquido e eletrólitos perdidos nesse processo. Manter a temperatura, controlar a pressão e as vezes transfundir sangue pode ser necessário.

Pelas fotos vocês podem ter uma ideia da gravidade do estado dela. Ela esta recebendo vários medicamentos e fluidoterapia controlados por bombas de infusão na tentativa de recuperá-la.


Toda essa estrutura montada para atendê-la mostra que algumas internações são muito mais complicadas que outras e requerem muito mais atenção e cuidados.

Nessas horas a internação do Pet Care pode fazer toda a diferença. Vamos torcer por ela….

 

Pin It on Pinterest