Acupuntura Veterinária em Cães e Gatos

23 / mar / 2015

A acupuntura é um dos métodos mais antigos da medicina chinesa para prevenir, diagnosticar e tratar doenças. É a técnica de perfurar a pele com agulhas finas em locais pré-determinados chamados de acupontos, a qual reconhece e incentiva o potencial de cura pelo próprio corpo. Portanto, trata-se de uma terapia reflexa na qual o estímulo dado a um ponto específico desencadeia respostas em outras áreas do organismo com o objetivo de atingir um efeito terapêutico ou homeostático.

A Acupuntura veterinária para cães e gatos é uma especialidade indicada para diversas doenças e tem sido muito utilizada no tratamento de dores devido à doença do disco intervertebral e outras condições que causem lesão medular resultando em dor com ou sem perda parcial ou total dos movimentos.

Ainda, é importante ressaltar os efeitos desta terapia no aumento da imunidade, redução dos níveis de estresse, tratamento de doenças do trato urinário, redução do processo inflamatório, aceleração da cicatrização e tratamento da dor (estimula a liberação de substâncias do próprio organismo que atuam no controle da dor).

No geral, são realizadas sessões semanais de acordo com a necessidade de cada paciente, sendo o tempo de tratamento também uma variável individual.

Quando associada ao tratamento ocidental, obtêm-se um resultado terapêutico mais rápido e eficaz, sendo então essas duas medicinas muito eficientes quando combinadas. Mesmo nas condições em que a cura não seja possível, a acupuntura pode propiciar conforto e qualidade de vida aos animais.

O atendimento para Acupuntura em cães e gatos no Pet Care ocorre nas 4 unidades: Morumbi, Ibirapuera, Pacaembu e Tatuapé mediante agendamento prévio e a duração do tratamento depende da avaliação do Médico Veterinário responsável pelo serviço.

Créditos da imagem: NJ.com

Pin It on Pinterest