A importância do check up nos cães e gatos idosos

25 / maio / 2020

Por que preciso fazer exames preventivos em cães e gatos?

Da mesma forma que acontece com as pessoas, muitos animais durante o processo de envelhecimento apresentam alterações que precisam ser investigadas e tratadas. Assim, a avaliação periódica do seu animal com realização de exames (sangue, radiografia, ultrassom, ecocardiograma) são importantes para detectarmos doenças muitas vezes silenciosas nos animais.

Com que idade e com que frequência devo me preocupar com esses exames?

Desde o nascimento até o envelhecimento, os exames são importantes. O que muda com o tempo, são os exames solicitados pelo médico veterinário. Quando jovens é necessário realizar exames para definir se existe alguma anormalidade congênita/racial/genética ou para definir qual o padrão de exames do animal saudável. A partir dos 6 anos de idade, os animais já começam a apresentar sinais de envelhecimento e os exames mais completos são indicados.

Quais exames devem ser realizados periodicamente?

Exame de sangue (avaliação das células sanguíneas, glicemia, avaliação dos rins, fígado, colesterol, triglicérides), pressão arterial, exame de fezes, exames hormonais (T4, cortisol), radiografias de tórax, exame de ultrassom para avaliar tumores e demais alterações em órgãos abdominais, exame do coração (ecocardiograma e eletrocardiograma) entre outros devem ser realizados a cada 12 meses para cães e gatos a partir dos 5 anos de idade.

O Pet Care é um Hospital Veterinário 24h com clínicos e especialistas em várias áreas da medicina veterinária. Possui estrutura completa para exames e tratamento de diversas doenças comuns em cães e gatos. Agende uma consulta com um dos nossos veterinários.

Pin It on Pinterest